em Uncategorized

Google #GDGSummit em Mountain View – nós fomos!

Nos dias 26 e 27 de maio ocorreu o Google Global Summit 2015 e nos dias 28 e 29, o Google I/O 2015 (já tem post no ar!).

O primeiro é o encontro entre os organizadores de GDGs (Google Develop Groups) do mundo inteiro, e eu e o Guilherme tivermos a honra de ir a Mountain View representando o GDG Sorocaba – além de sócios do Eu Compraria! e da GS Solutions, nós também fazemos parte da organização do GDG da cidade em que moramos, Sorocaba – SP \o/

Aproveitando a oportunidade de viajar pela primeira vez para fora do Brasil (Paraguai não conta, né? Hehe!), fomos alguns dias antes para conhecermos a cidade de São Francisco, no estado da Califórnia. Logo mais contamos como foi nossa viagem pela cidade 😉

O Google Global Summit 2015 aconteceu no Museu da História da Computação em Mountain View e contou com quase 500 pessoas de diversos países – era um mini mundo! Ah, info #WomanTechmakers bacana: as mulheres passaram do total de 8% dos encontros anteriores para 22% esse ano, #GoGirls!

Mountain View – agora tudo faz sentido! Vista do quarto do hotel x)

Kit com adesivos e camiseta LINDA (que usei no #io2015 hoho!)

No primeiro dia as atividades foram as mesmas para todos os participantes – os números que tínhamos em nossos crachás eram números de mesas, então os “bolinhos” se desfizeram logo após café da manhã e já entramos no clima de se enturmar com meio mundo, literalmente – na minha mesa tinham dois americanos, um turco, um alemão e dois chineses (acho :S)

Pela manhã tivemos as Boas Vindas do Google com a Adriana Cerundolo e com os líderes regionais, seguido do Keynote da Comunidade com os times de inovação das comunidades e uma apresentação maravilhosa da comunidade do Google Translate (fiquei muito afim de colaborar depois de ver as histórias lindas que mostraram que a ferramenta já ajudou a criar). Nessa manhã já rolou a primeira novidade: o Meetup vai ter integração com os eventos do GDG para reports /o/

No break da manhã tivemos uma aula de Tai Chi com o Jim Hutson, do GDG Modesto – líderes de GDG não manjam só de tecnologia não!

Na volta tivemos o Web Keynote, um Review do GDG Wisdom GitBook criado pela comunidade e instruções do que viria pela tarde.

Web power!

Durante a tarde metade das pessoas participaram do CSI:Lab, uma atividade que lembrou um pouco o “Design Sprint” – que tivemos a honra de aprender com o Luciano Palma há alguns meses atrás – mas mais parecido com HCD (Human Centered Design) que Design Thinking, segundo os instrutores.

A Alda na apresentação da ideia do grupo dela do CSI:Lab

A outra metade participou de uma atividade sobre Comunicação Não Violenta, interessantíssma ferramenta para auto conhecimento! Depois do break da tarde, os grupos se inverteram e assim todos tiveram o mesmo conteúdo.

Aliás, no break da tarde ocorreu uma das experiências de troca mais interessantes de todas, que já virou tradição: os participantes levam comidas típicas de seus países para serem expostas – e comidas! – em uma graaaande (mesmo) mesa. De chocolate belga a salgadinho de lula desidratado (o Guilherme experimentou esse!), tinha de tudo de doce e salgado. Eu fiquei nos doces e aproveitei as comidinhas brasileiras que levaram: bolo de rolo e Paçoquita!

Orgia gastronômica

Já no fim do dia, tivemos o encerramento, jantar e a festa! Aparentemente já de costume, além das comidas, os participantes também levam bebidas típicas dos seus países para serem experimentadas, e o resultado é uma mistura do Brasil com o Egito muito legal de idiomas, costumes e histórias. Do Brasil levaram Pitú (achei sacanagem, haha!), cachaça e “Busca Vida”. Experimentei uma bebida que não sei de onde é, mas tinha gosto de chiclete de hortelã <3

No fim conhecemos um brasileiro que mora nos EUA, o Marcus Gabilheri que é líder do GDG da universidade em que ele estuda – a Oklahoma State University – e o John Mahoney, da Filadélfia, que no fim ficamos conversando quase a noite inteira!

Nós com o John, de azul, e eu com o Glass do Marcus!

Na volta para o hotel de ônibus, ainda sentei ao lado do líder do GDG de uma cidade de Papua Nova Guiné e conversamos por um tempo – é ou não é uma experiência louca? 😀

E essa foi apenas metade da aventura (ou 1/4, se pensarmos que ainda teve mais dois dias de Google I/O) \o/

Tinha uma Nasa entre o hotel e o museu (e alguns brasileiros foram!) *-*

No dia seguinte, 27 de maio, houveram várias trilhas em que poderíamos escolher quais ver. Eu optei por assistir “Aprenda como facilitar um CSI Lab na sua região“, seguido de “Construindo comunidade: engajando novos membros e liderança“.

Agenda do Day 2

“Aprenda como facilitar um CSI Lab na sua região”

“Construindo comunidade: engajando novos membros e liderança”

Depois do almoço o Guilherme e eu aproveitamos para dar um “pulinho” no Museu da História da Computação, espaço em que estava ocorrendo o evento e que os participantes podiam entrar de graça. Uma pena que teve que ser um pulinho mesmo, pois dava para passar um dia inteiro naquele museu incrível e tínhamos menos de duas horas para ver tudo, das réguas de cálculo a braços robóticos, passando por máquinas de separar cartões e vídeo games *-*

Voltamos a tempo de ver o Luis Leão, do GDG São Paulo, falar sobre Estratégias para criar eventos incríveis e engajadores e nos despedirmos, já que seria missão quase impossível encontrar o pessoal que tivemos contato no meio de seis mil pessoas nos próximos dias no Moscone Center, durante o Google I/O 2015

Esse DevFest SP’14? Eu fui \o/

E deixamos nossas marcas no banner! Ele no início do evento:

E no fim do evento!

Assim que vídeos forem publicados compartilho com vocês, e fica o registro da turma dos brazucas no evento <3