em Sem categoria

Rick & Morty

Rick & Morty é uma animação criada por Justin Roiland e Dan Harmon para o Adult Swim – o melhor bloco de desenhos do Cartoon Network (que após tantas piadas, ironicamente, teve seu horário tomado por animes no Cartoon Network Brasil).

De onde surgiu Rick & Morty?

O desenho tem uma cara de paródia De Volta para o Futuro – e é quase isso.

O conceito dos dois personagens principais foram criados antes de existir Rick & Morty, em  “The Real Animated Adventures of Doc and Mharti”.

É uma animação bastante amadora do Justin como forma de protesto e sátira às leis de direitos autorais (copyright), em que o objetivo era basicamente irritar a Universal e conseguir um processinho™.

Doc and Marthi  é uma animação extremamente bizarra, pesada e explícita (OMG it’s a penis!), portanto assista por sua conta em risco e tire as crianças da sala.

Vale ressaltar que este não é um piloto da série, mas foi onde Justin criou os personagens (e as vozes) que virariam Rick e Morty anos depois.

Você pode ler mais sobre isso aqui.

O que esperar de Rick & Morty?

Se você gostou de Futurama a chance de você gostar de Rick & Morty é de 99,78% segundo o Data Pacato. Rick & Morty nos lembra da nossa própria insignificância a todo o momento – e este é um bom motivo para assistir os curtos episódios de 20 minutos.

Antes de continuar vou alertar que o desenho pode causar um pouco de estranheza pelo traço aparentemente grosseiro (principalmente na tipografia do título).  A capa que vi no Netflix não parecia bonita e por isso levei um tempo para dar play nele por lá – e me arrependi de ter demorado tanto. Durante a animação isso é imperceptível e hoje eu acho o desenho bonito, portanto não se deixe intimidar por essa possível primeira impressão.

O desenho conta a vida de Morty Smith, um adolescente de 14 anos que, a contra-gosto, é arrastado para aventuras espaciais e interdimensionais pelo seu avô, Rick Sanches. O roteiro explora bastante o conceito de multiversos e a liberdade de criação que viajar por diferentes universos permite é muito bem explorada na série.

Ao mesmo tempo que tem como pano de fundo temas complexos de sci-fi, a animação satiriza e mostra problemas cotidianos e humanos da família Smith: casamento desmoronando, filhos não planejados e depressão são exemplos disso.

Rick vive na casa da sua filha Beth, que tem um casamento problemático com Jerry, um desempregado inseguro que se esforça para tentar manter seu casamento. Além do Morty, eles tem uma filha chamada Summer, de 17 anos – que não foi planejada e é assunto para várias brigas do casal.

O seriado é recheado de referências ao cinema, é violento, tem piadas absurdas mas ao mesmo tempo tem várias cenas bastante sentimentais e tristes – e relato isso de uma maneira bastante positiva. Vários episódios são niilistas e nem sempre é um desenho leve para assistir.

 

Personagens

Rick Sanches – é um gênio da ciência, tem acesso a diversos dispositivos avançados e consegue produzir muita coisa na sua garagem/laboratório.

Um de seus gadgets é uma arma que dispara um portal multidimensional. Abusa, sem nenhum peso na consciência, da bondade de Morty para seus própios interesses.

Tem uma dublagem nojenta e fantástica.

Morty Smith – está sempre inseguro de si e de tudo que está acontecendo, mas se mantém preocupado em tentar fazer a coisa certa. Tem medo do que pode acontecer nas viagens para outras dimensões, como acabar com o universo que ele conhece.

Jerry Smith – acho que bundão é a melhor definição para o Jerry. Desempregado, inseguro, não gosta de ter o Rick morando em sua casa e atrapalhando o crescimento saudável de Morty.

Curiosidades

 

Justin (co-criador e dublador do Rick e do Morty)  também é o dublador do Lemongrab, de Hora da Aventura (aliás, já viu nossas canecas de Hora da Aventura?)

A terceira temporada está atrasada (e já virou piada se sai ou não), a estréia será em 30 de Julho de 2017, mas o Adult Swim já liberou o primeiro episódio.

Não vou escrever mais para não dar spoilers, assista!